Sobre

Agronegócio e Desenvolvimento Juvenil em Cabo Delgado, Moçambique

 
 
Final+Catalisa+logo+square.jpg
 
 
Sept122018_TNSCatalisa_DiaProductor-82.JPG

Como parte da estratégia de investimento social do Mozambique LNG project, a Catalisa está a criar novas oportunidades para produtores e jovens em Cabo Delgado, Moçambique através de um desenvolvimento económico inclusivo liderado pelo sector privado. Ao apoiar o desenvolvimento de fortes empresas agro-industriais e desenvolver as habilidades dos jovens, a Catalisa está catalisando o aumento de investimentos, renda, empregos locais e a criação e crescimento de negócios autossustentáveis. Nos próximos 5 anos, a Catalisa trabalhará em duas dimensões: desenvolvimento do agronegócio e treinamento de jovens. O componente do agronegócio aumentará o investimento local nas cadeias de valor de horticultura e avicultura, enquanto o componente de treinamento de jovens visa preparar os jovens no distrito de Palma para ingressar na força de trabalho formal ou se tornar empreendedores.

 
 
Sept102018_TNSCatalisa_PemabDemoPlot-55.JPG

desenvolvimento do agronegócio

A Catalisa está a trabalhar com pequenos produtores e grandes parceiros do agronegócio para incentivar e acelerar a produção comercial de horticultura e avicultura em Cabo Delgado, a fim de aumentar a renda e criar novos empregos. Dentro da horticultura, a Catalisa está a desenvolver um modelo de negócio inovador, replicável e inclusivo para a produção comercial de horticultura por pequenos produtores, que pode servir o mercado de Cabo Delgado. Esse modelo de negócios inclui agregadores comerciais ou parceiros do agronegócio e pequenos produtores, que atuam como cultivadores subcontratados e produtores independentes, com o potencial de transformar os principais setores agrícolas em toda a província. Dentro da avicultura, a Catalisa está a trabalhar com um grande parceiro do agronegócio na produção de ovos de galinha. O modelo para produção de ovos inclua um centro de produção central e distribuição para pequenos fornecedores para criar um suprimento local constante. Isso fortalecerá ainda mais o desenvolvimento da cadeia de valor de aves e aumentará a capacidade de distribuição dos fornecedores locais, gerando mais empregos.

 
 
Sept112018_TNSCatalisa_YouthTraining-158.JPG

programa para jovens em Palma

O programa de formação de Catalisa Jovens trabalhará com mais de 1,000 jovens em Palma, Cabo Delgado, para que possam tornar-se agentes económicos valiosos, cidadãos envolvidos, informadores de mudanças e líderes responsáveis. O programa usa um modelo inovador para treinamento de habilidades para jovens e mentoring que foca na construção de habilidades para a vida, habilidades empreendedoras e habilidades profissionais. O currículo do programa foi especialmente projetado para o contexto de Palma e é entregue em módulos sobre Habilidades para a Vida, Empreendedorismo, Empregabilidade, Inglês e TI, com temas transversais como Comunicação e Gênero. O curso de três meses é seguido por 9 meses de orientação individualizada para os melhores alunos, bem como apoio pós-graduação para todos os graduados interessados. A equipe da Catalisa Jovens trabalha com vários parceiros para facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, construindo parcerias construtivas com as comunidades vizinhas, o setor privado, outros provedores de treinamento vocacional e técnico e instituições governamentais.

 
Sept142018_TNSCatalisa_Montepuez-54.JPG

Actualmente, no seu segundo ano, o projecto Catalisa está focado no teste de intervenções e no trabalho de base para escalar as intervenções eficazes nos anos seguintes.  A equipa do projecto tem parcerias com 11 parceiros do agro-negócio e encontra-se actualmente a avaliar e a recrutar produtores para as redes de produtores subcontratados de hortícolas e para os programas de assistência técnica; até hoje, mais de 100 produtores participaram no programa. A equipe também está desenvolvendo pacotes financeiros e de insumos para esses produtores, bem como parcerias com financiadores e provedores de insumos, e apoiando nove parceiros do agro-negócio com consultoria empresarial e ampliação da assistência técnica. Da mesma forma, a equipe de jovens está continuamente avaliando e recrutando jovens para participar do programa de treinamento; até hoje, mais de 100 jovens se formaram. O projecto dispõe de um orçamento de $10 milhões de dólares americanos e prevê-se que crie cerca de 2.100 empregos, com um impacto em 12.000 beneficiários directos e indirectos ao longo dos seus 5 anos de vida. O montante de investimento do sector privado catalisado será na ordem dos $7 milhões e resultará na geração de mais de $51 milhões em receitas.